quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Este carro não é para avózinhas

Engana-se quem pensa que os veículos eléctricos (VE) andam devagar e são para a terceira idade.

A Nissan acaba de lançar o protótipo ESFLOW, um VE desportivo que pode atingir os 200 km/h com ‘emissões zero’ de poluente.

Os dois motores deste carro produzem um binário suficiente para chegar aos 100 km/h em menos de cinco segundos. A potência para estes motores provém das baterias laminadas de iões de lítio montadas sob o piso para uma melhor distribuição do peso. E estas baterias permitem uma autonomia de mais de 240 km com um único carregamento.

O protótipo ESFLOW será spresentado publicamente no Salão Automóvel de Genebra de 2011, de 3 a 13 de Março.






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Diferenciam-se dos veículos usuais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica e não a solução comum de motor de combustão interna. O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia eléctrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.

O veículo eléctrico é a única solução, até agora, de zero ruído, zero emissões de poluentes, zero emissões de gases de efeito de estufa. As emissões poluentes, em particular de CO2, associadas ao veículo eléctrico dependem apenas da forma como a electricidade é produzida.

Uma das vantagens dos veículos eléctricos é a maior eficiência do motor, que utiliza tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. Também a condução silenciosa é outra mais-valia conseguida pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape.

O custo da energia eléctrica dispendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização. Para além disso, os veículos eléctricos têm menos custos de manutenção já que não precisam de mudanças de óleo frequentes e outras operações de manutenção.

Uma das desvantagens dos automóveis eléctricos corresponde ao peso das baterias que ainda é grande apesar dos avanços tecnológicos para que estas proporcionem uma autonomia interessante. O funcionamento das baterias a baixas temperaturas também não é o melhor, havendo perda de eficiência. Em relação ao tempo de carga, as baterias de iões de lítio já permitem que quando carregadas em locais específicos possam atingir cerca de 80 por cento da sua capacidade em cerca de 15 a 20 minutos.

A carga total, quando efectuada em casa numa tomada normal de 220v pode durar entre 6 a 8 horas.
Adaptado de "Ciência Hoje"

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