Aqui ficam algumas fotos. Parabéns aos participantes!!!!
sexta-feira, 13 de março de 2009
Fotos das provas de selecção para as Olimpíadas de Química Júnior
Realizaram-se as provas para seleccionar os alunos que irão participar nas Olimpíadas de Química Júnior no dia 19 de Abril na Universidade do Minho.
Aqui ficam algumas fotos. Parabéns aos participantes!!!!




Aqui ficam algumas fotos. Parabéns aos participantes!!!!
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Olimpíadas da Física
A equipa da nossa escola classificou-se em primeiro lugar na fase regional das Olimpíadas de Física!
No dia 7 de Junho vamos à fase nacional!!
Parabéns aos alunos, Paulo Marques, João Tiago Pereira e Rui Vilaça.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Quero ser Físico !
Quando crescer, vou ser... físico! Este texto é para ti que morres de vontade de desmontar o rádio, a TV, o telefone...
Adoras olhar as estrelas e imaginar como elas surgiram no céu?
Adoras olhar as estrelas e imaginar como elas surgiram no céu?
És tão curioso que queres saber como se formou o universo?
Ou tens uma vontade danada de desmontar o rádio, o telefone, o secador de cabelos da sua mãe, só para saber como foram construídos e como funcionam?
Bem, se disseste sim a qualquer uma dessas perguntas tens grandes hipóteses de quando cresceres quereres ser físico! Mas sabes o que é a física e o que o profissional desta área pode fazer?
A física moderna surgiu no meio do século 19, a partir da mistura de ciências mais antigas: a mecânica, que estuda os movimentos; a óptica, que estuda os campos visuais; a acústica, que estuda o som; o magnetismo, que estuda atracção dos corpos; a electricidade; o calor; e o estudo das propriedades da matéria, isto é, dos elementos que formam cada objecto e cada ser na natureza. Como se isso fosse pouco, os pesquisadores passaram a relacionar a física com outras áreas, como a química, a engenharia, a biologia e a matemática.
A astrofísica, por exemplo, é a mistura da física com a astronomia. Um astrofísico estuda como surgem as estrelas, os cometas e outros astros no universo. É um apaixonado pelo céu! Quando o físico é muito curioso e quer entender como se formaram as galáxias e como surgiu todo o universo, pode especializar-se em cosmologia.

Mas um físico também pode estudar coisas bem pequenas. Até menores que o átomo! Os átomos são pequenas unidades que formam todas as coisas no Universo, seja uma árvore, uma pedra ou próprio corpo humano.
Até ao século passado, imaginava-se que o átomo era indivisível, mas então descobriu-se que ele é formado por partículas ainda menores: neutrões, protões e electrões.
Pensas que é só? Mais recentemente, os físicos descobriram que neutrões e protões são formados por quarks! São com essas unidades que o físico de partículas trabalha. Já a física da matéria condensada estuda como os átomos se agrupam e formam elementos maiores. Por exemplo: um cristal, uma pedra ou um grão de areia. Outro ramo, mais recente, é a biofísica. Os pesquisadores estudam como um pássaro se pode guiar com o vento ou como o coração bombeia o sangue que circula no corpo inteiro.

Um físico também pode trabalhar com física médica. Nessa área, ele se dedica a desenvolver instrumentos que são aplicados na medicina, como uma máquina de raios X ou um novo material que o nosso organismo não rejeite.
Artigo publicado por Caroline Vilas Boas em "Ciência Hoje das Crianças nº131, Dezembro 2002"
sábado, 8 de dezembro de 2007
Semana da Ciência e Tecnologia 2007
De 19 a 23 de Novembro, realizou-se a "Semana da Ciência e da Tecnologia".
Foram organizadas sessões experimentais nas áreas da Química, da Física e da Preservação do Ambiente para os alunos do Agrupamento.
Além das sessões de biblioteca, houve ainda animação dos intervalos durante a semana com a realização de experiências para todos os alunos da escola.
O entusiasmo foi sentido especialmente nos alunos do segundo ciclo que esperavam todos os intervalos pela surpresa seguinte!!
Vê os vídeos desta semana especial!
Foram organizadas sessões experimentais nas áreas da Química, da Física e da Preservação do Ambiente para os alunos do Agrupamento.
Além das sessões de biblioteca, houve ainda animação dos intervalos durante a semana com a realização de experiências para todos os alunos da escola.
O entusiasmo foi sentido especialmente nos alunos do segundo ciclo que esperavam todos os intervalos pela surpresa seguinte!!
Vê os vídeos desta semana especial!
Etiquetas:
Ciências,
Física,
Química,
Semana da Ciência
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)

