sexta-feira, 13 de março de 2009

Fotos das provas de selecção para as Olimpíadas de Química Júnior

Realizaram-se as provas para seleccionar os alunos que irão participar nas Olimpíadas de Química Júnior no dia 19 de Abril na Universidade do Minho.

Aqui ficam algumas fotos. Parabéns aos participantes!!!!


















quinta-feira, 15 de maio de 2008

Olimpíadas da Física



A equipa da nossa escola classificou-se em primeiro lugar na fase regional das Olimpíadas de Física!

No dia 7 de Junho vamos à fase nacional!!

Parabéns aos alunos, Paulo Marques, João Tiago Pereira e Rui Vilaça.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Quero ser Físico !










Quando crescer, vou ser... físico! Este texto é para ti que morres de vontade de desmontar o rádio, a TV, o telefone...

Adoras olhar as estrelas e imaginar como elas surgiram no céu?






És tão curioso que queres saber como se formou o universo?





Ou tens uma vontade danada de desmontar o rádio, o telefone, o secador de cabelos da sua mãe, só para saber como foram construídos e como funcionam?





Bem, se disseste sim a qualquer uma dessas perguntas tens grandes hipóteses de quando cresceres quereres ser físico! Mas sabes o que é a física e o que o profissional desta área pode fazer?







A física moderna surgiu no meio do século 19, a partir da mistura de ciências mais antigas: a mecânica, que estuda os movimentos; a óptica, que estuda os campos visuais; a acústica, que estuda o som; o magnetismo, que estuda atracção dos corpos; a electricidade; o calor; e o estudo das propriedades da matéria, isto é, dos elementos que formam cada objecto e cada ser na natureza. Como se isso fosse pouco, os pesquisadores passaram a relacionar a física com outras áreas, como a química, a engenharia, a biologia e a matemática.


A astrofísica, por exemplo, é a mistura da física com a astronomia. Um astrofísico estuda como surgem as estrelas, os cometas e outros astros no universo. É um apaixonado pelo céu! Quando o físico é muito curioso e quer entender como se formaram as galáxias e como surgiu todo o universo, pode especializar-se em cosmologia.




Mas um físico também pode estudar coisas bem pequenas. Até menores que o átomo! Os átomos são pequenas unidades que formam todas as coisas no Universo, seja uma árvore, uma pedra ou próprio corpo humano.


Até ao século passado, imaginava-se que o átomo era indivisível, mas então descobriu-se que ele é formado por partículas ainda menores: neutrões, protões e electrões.




Pensas que é só? Mais recentemente, os físicos descobriram que neutrões e protões são formados por quarks! São com essas unidades que o físico de partículas trabalha. Já a física da matéria condensada estuda como os átomos se agrupam e formam elementos maiores. Por exemplo: um cristal, uma pedra ou um grão de areia. Outro ramo, mais recente, é a biofísica. Os pesquisadores estudam como um pássaro se pode guiar com o vento ou como o coração bombeia o sangue que circula no corpo inteiro.




Um físico também pode trabalhar com física médica. Nessa área, ele se dedica a desenvolver instrumentos que são aplicados na medicina, como uma máquina de raios X ou um novo material que o nosso organismo não rejeite.






Artigo publicado por Caroline Vilas Boas em "Ciência Hoje das Crianças nº131, Dezembro 2002"

sábado, 8 de dezembro de 2007

Semana da Ciência e Tecnologia 2007

De 19 a 23 de Novembro, realizou-se a "Semana da Ciência e da Tecnologia".


Foram organizadas sessões experimentais nas áreas da Química, da Física e da Preservação do Ambiente para os alunos do Agrupamento.

Além das sessões de biblioteca, houve ainda animação dos intervalos durante a semana com a realização de experiências para todos os alunos da escola.

O entusiasmo foi sentido especialmente nos alunos do segundo ciclo que esperavam todos os intervalos pela surpresa seguinte!!



Vê os vídeos desta semana especial!




terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Newton em acção

"Newton em acção"