terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Missão APOLO 11



Apolo 11 foi a missão espacial dos Estados Unidos da América que levou os astronautas a pisar o solo lunar pela primeira vez.

A tripulação da missão Apolo 11 era formada por três homens: o comandante da missão Neil A. Armstrong, de 38 anos; Edwin E. Aldrin Jr., de 39 anos e Michael Collins, de 38 anos.
Armstrong foi o primeiro homem a pisar a superfície lunar em 20 de Julho de 1969. Foi um acontecimento histórico, retransmitido para todo o mundo. Ficou famosa a sua frase "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade".

Para comemorar os 40 anos da chegada do homem à Lua, a Nasa apresenta um programa de simulação da missão Apolo 11.

Carrega aqui para acederes ao site

Pensando no futuro, a NASA tenciona estabelecer, em 2020, uma pequena colónia de astronautas no pólo sul da Lua. Esta será a primeira etapa de um programa ambicioso de exploração humana do sistema solar, anunciou a agência espacial norte-americana.

Esta pequena colónia permanente na Lua permitiria, nomeadamente, a extracção do hidrogénio e do oxigénio necessários para produzir água e combustível para os motores dos foguetões.
Quanto à data apontada para um regresso à Lua, mantém-se para, mais ou menos, daqui a 13 anos, ou seja em 2020.



Embora estejam programadas alterações, da forma como está actualmente concebido, o posto avançado lunar começará com uma tripulação de quatro elementos – um recorde, uma vez que nunca estiveram mais de dois humanos na superfície da Lua – a efectuar estadas de uma semana cada, até que os módulos habitacionais e o fornecimento de energia permitam missões mais prolongadas, que poderão atingir os seis meses, para preparar as viagens até Marte.

De acordo com a mesma responsável, as condições existentes nos pólos lunares parecem ser as mais favoráveis para a localização do posto avançado. Isto porque, em alguns períodos, estão sempre iluminadas e porque devem ter crateras com elementos químicos e outros produtos interessantes, como água congelada, que se poderão utilizar.



Fonte: ciberia.aeiou.pt

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A tua idade nos outros planetas

"Todos ficamos mais pesados à medida que ficamos mais velhos porque temos muita informação nas nossas cabeças. Por isso, eu não sou gordo, sou é muito inteligente e como a minha cabeça não conseguia armazenar mais informação, ela começou a encher o resto do meu corpo. É isso! Eu não sou gordo, sou inteligente!!!" by garfield






A duração de um ano num planeta corresponde ao tempo que esse planeta demora a dar uma volta ao Sol (movimento de translação).




Uns planetas são mais rápidos do que outros e por isso o ano em cada planeta tem uma duração diferente.

Queres saber a tua idade nos outros planetas do sistema solar?

Então carrega AQUI

..................................................................................

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O teu peso em outros locais do sistema solar




Já sabes que a massa de um corpo não varia com local onde nos encontramos, pois não ficamos mais gordos ou mais magros ao sair da Terra.
Mas e o nosso peso? Esse sim, varia com a força da gravidade do local onde estamos.

Queres saber como varia o teu peso em cada planeta do Sistema Solar?

Carrega AQUI

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Tamanho das estrelas e planetas

Já pensaste que o nosso planeta pode não ser mais que um pequeno grão de areia no meio do Universo?
E o nosso Sol? Todos aprendemos que é ENORME quando comparado com a Terra. Mas será que é mesmo assim tão grande ao lado de outras estrelas???
Vê o vídeo e tira as tuas conclusões.....

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

Construir um motor eléctrico

Neste vídeo podemos ver como montar rapidamente um motor eléctrico.

sábado, 23 de maio de 2009

A Tabela Periódica dos Elementos



A Tabela Periódica é um quadro onde figuram todos os elementos químicos descobertos ou sintetizados até ao momento.

Estes elementos químicos estão organizados por ordem crescente do seu número atómico ou seja do seu número de protões, agrupando ordenadamente metais, não metais e gases nobres por famílias, nas quais os elementos constituintes possuem propriedades químicas semelhantes.

Quando observamos a tabela periódica verificamos a existência de apenas 118 elementos. O mais interessante é pensar que com estes cerca de 100 elementos se formam todas as substâncias, todos os seres vivos e não vivos, todos os planetas.....apenas porque estes se combinam e se ligam entre si em milhões e milhões de combinações diferentes!


Alguns elementos, tais como o ouro,a prata,o estanho, o cobre, o chumbo ou o mercúrio eram já conhecidos desde a antiguidade.

A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.

Durante os 200 anos seguintes, um grande volume de conhecimento e descoberta das propriedades dos elementos e seus compostos levaram à necessidade de desenvolver esquemas de classificação e de organização dos elementos químicos.

Muitos cientistas tentaram criar a tabela periódica, mas foi o russo, Dimitri Ivanovich Mendeleyev nascido na Sibéria em 1834 que formou a primeira tabela periódica nos moldes actuais, ao criar uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos nessa altura.

Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e suas propriedades químicas e físicas.

A vantagem da tabela periódica de Mendeleyev sobre as outras, é que esta exibia semelhanças entre os elementos, não apenas em pequenos conjuntos mas numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal.

Mendeleyev, montou uma tabela tão consistente com os resultados experimentais que chegou a defender que os elementos que não se encaixavam na sua Tabela poderiam ter as suas massas atómicas mal calculadas, deixando ainda espaços onde viriam a caber elementos só descobertos muito mais tarde.

Em 1906, Mendeleyev recebeu o Prémio Nobel por este trabalho.


Professora Ana Alegria e

Rui Daniel Vilaça, Nº20 9ºE


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Queres saber o que é a energia?

Para perceberes a diferença entre energia potencial e energia cinética vê este vídeo com atenção.