![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHY7hGkvwzlpTl7ND71DZQHLVVBbOV6LEJ7MOeMehKJeD8EWABMnlwwoi_eQ-8-wofojlv6y8PZz0sUoId4x3yfqzZF5XpFIqm3Y3CSzM4hd6pkx2yHCVQkvQLjuo-AEIx-q0yisUuu7eM/s320/apolo11.jpg)
Apolo 11 foi a missão espacial dos Estados Unidos da América que levou os astronautas a pisar o solo lunar pela primeira vez.
A tripulação da missão Apolo 11 era formada por três homens: o comandante da missão Neil A. Armstrong, de 38 anos; Edwin E. Aldrin Jr., de 39 anos e Michael Collins, de 38 anos.
Armstrong foi o primeiro homem a pisar a superfície lunar em 20 de Julho de 1969. Foi um acontecimento histórico, retransmitido para todo o mundo. Ficou famosa a sua frase "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade".
Para comemorar os 40 anos da chegada do homem à Lua, a Nasa apresenta um programa de simulação da missão Apolo 11.
Carrega aqui para acederes ao site
Pensando no futuro, a NASA tenciona estabelecer, em 2020, uma pequena colónia de astronautas no pólo sul da Lua. Esta será a primeira etapa de um programa ambicioso de exploração humana do sistema solar, anunciou a agência espacial norte-americana.
Esta pequena colónia permanente na Lua permitiria, nomeadamente, a extracção do hidrogénio e do oxigénio necessários para produzir água e combustível para os motores dos foguetões.
Quanto à data apontada para um regresso à Lua, mantém-se para, mais ou menos, daqui a 13 anos, ou seja em 2020.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCYfT0REeWr5f3t3uxn_-3xE1DSXIJ6XLOLXRIYoyKKx0zyKEPn8ZhyO2-Ug4hbGOmTsLS04xHAdwKcJpO7bJN6Yo649kC93koijN1F-VzecVjgHHoRjklsp2XL9xJxXSq6PvBZxgfiDpB/s320/nasa.jpg)
Embora estejam programadas alterações, da forma como está actualmente concebido, o posto avançado lunar começará com uma tripulação de quatro elementos – um recorde, uma vez que nunca estiveram mais de dois humanos na superfície da Lua – a efectuar estadas de uma semana cada, até que os módulos habitacionais e o fornecimento de energia permitam missões mais prolongadas, que poderão atingir os seis meses, para preparar as viagens até Marte.
De acordo com a mesma responsável, as condições existentes nos pólos lunares parecem ser as mais favoráveis para a localização do posto avançado. Isto porque, em alguns períodos, estão sempre iluminadas e porque devem ter crateras com elementos químicos e outros produtos interessantes, como água congelada, que se poderão utilizar.
Fonte: ciberia.aeiou.pt